O Livro do Seu Casamento



Da proposta de casamento até o momento do “sim, aceito”, há uma infinidade de planos e coisas a realizar. Planejar o grande dia, passo a passo é muito importante para não dar nada errado e não faltar nada. Então vamos lá:
Em que momento devo começar a planejar meu casamento? Como escolher o penteado? Quando devo enviar os convites? 
Seguindo esses passos podemos avançar com confiança até o grande dia. Aqui você encontrará todas as tarefas que deve fazer e quando realizá-las. Estes passos não são úteis apenas para a noiva (e o noivo), mas também para o pessoal envolvido na organização DO CASAMENTO.
O planejamento é uma tarefa árdua e longa, cheia de momentos alegres, melancólicos, emocionantes, dramáticos, desesperadores e divertidos. É exaustivo manter tudo sob controle, e apesar de os resultados serem gratificantes, temos certeza de que você não conseguirá evitar o estresse e o nervosismo típico dessa etapa. Por isso, resolvi escrever para ajudar vocês a superá-los com dicas valiosas e chegar ao altar relaxados e com um grande sorriso no rosto.
12 MESES ANTES DO CASAMENTO
Anunciar o casamento: você pode avisar familiares e amigos por meio de uma recepção formal, uma ligação telefônica ou um anúncio no jornal local. O importante é que todos saibam quando será o grande dia!
Escolher o tema e o estilo do casamento: formal, tradicional, moderno, no campo ou na praia. É hora de sentar com seu noivo e falar sobre os desejos de cada um para chegar a um denominador comum.
Orçamento: uma vez definidos o tema e estilo, é importante falar de números. Quem pagará o casamento? Os pais contribuirão? É preciso conversar com todos os envolvidos para chegar a um orçamento real, que delimite quando querem e podem gastar. O orçamento deve se ajustar aos valores decididos em conjunto para evitar sobressaltos.
Convidados: comece a anotar quem deseja convidar, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho. Comece com quatro listas: a da noiva, a do noivo, a da família da noiva e a da família do noivo. Depois, combine as quatro listas para obter a quinta e definitiva.
Explore: igrejas, templos, sinagogas ou capelas, de acordo com  sua religião. Depois de visitar o local, reserve uma data. É importante fazê-lo com antecedência, já que a demanda é alta.
Revistas de Casamento: comece a analisar os estilos de vestido que gostaria de usar no grande dia, seja em revistas ou nos sites de seus estilistas preferidos.
Organizadores de casamentos: entreviste no mínimo três, peça referências e orçamentos.
Pesquise profissionais: você precisará de fotógrafo, DJ, bandas de música para animar a festa, etc.  Combine como serão as apresentações em vídeo, gravações e fotos. Escolha bons profissionais, já que as recordações que você terá estão nas mãos deles.
11 MESES ANTES DO CASAMENTO
Escolha o Organizador do casamento: depois de entrevistar vários profissionais, está na hora de tomar a decisão final. Contrate um e comece a discutir todos os detalhes.
Determine o tema e a decoração: defina com o organizador do casamento qual será o tema e a decoração da recepção.
Serviço de bufê: escolha e agende degustações com diferentes empresas. Certifique-se de que servirão produtos de boa qualidade.
Músicos e DJ: defina quem serão os responsáveis pela trilha sonora do casamento. Escolha a música da cerimônia e faça uma primeira lista de músicas da festa.
Fotógrafo e cinegrafista: assine um contrato com os profissionais escolhidos para garantir que o serviço seja feito na data. Procure boas ideias em revistas e faça uma lista das fotos que gostaria de tirar. Consulte os profissionais sobre as opções desejadas.
Flores: comece a pesquisar e conhecer empresas especializadas em arranjos florais para casamentos. Peça orçamentos.
Cerimônia: programe o horário dos ensaios com o local escolhido para a cerimônia.
Recepção: defina o local, negocie o contrato e deixe um depósito para reservar a data escolhida.
Reservas de hotel para convidados: sempre há familiares e/ou amigos que virão de fora da cidade para o grande dia. Comece a comparar preços de hotéis e passagens de avião para parentes e amigos mais próximos.
Lojas de noivas: visite lojas locais e prove os modelos que forem de seu agrado. É importante escolher um estilo que combine com sua personalidade.
10 MESES ANTES DO CASAMENTO
Escolha o serviço de bufê: no mês passado, você se dedicou a entrevistar empresas e fazer degustações. Agora está na hora de contratar a empresa que cumpriu com todas as suas expectativas.
Ajudantes: procure alguns amigos ou familiares para ajudar, aconselhar e assessorar os noivos no processo. Você deve escutar suas opiniões, mas a última palavra sempre deve ser sua.
Celebrante: entreviste-o com seu noivo e discuta a terminologia e as palavras a serem utilizadas na cerimônia. Celebrantes são sempre abertos a modificações, por isso, não hesite em pedir o que deseja. Sua cerimônia deve ser como você sempre sonhou.
Lua de mel: discuta com seu noivo o orçamento destinado à lua de mel e os lugares que querem visitar.
Vestido de noiva: é hora de escolher um modelo e encomendá-lo.
Autorizações: se o casamento for realizado em um parque, área de lazer ou na praia, é importante obter as autorizações.
Padrinhos, madrinhhas e damas de honra: escolha-os e fale com eles sobre seu papel durante todo a organização do casamento.
Exercícios: peçam a um treinador ou professor da academia para criar uma rotina de exercícios para você e seu noivo. Ainda há tempo suficiente para tonificar os músculos e entrar em forma. Ambos são os protagonistas da grande festa e devem garantir uma boa aparência.
9 MESES ANTES DO CASAMENTO
Presentes: visite algumas lojas de departamentos e faça listas de presentes. Como nem todos têm o mesmo poder aquisitivo, lembre-se de escolher itens com uma ampla margem de preços.
Coordenação: fale com todos os fornecedores para que o tema escolhido esteja presente em todos os aspectos da festa.
Recepção: decida com seu noivo quais os pratos e bebidas que serão servidos durante a recepção.
Lista de músicas: envie ao DJ uma seleção de músicas que gostaria que tocasse na recepção. Desta forma, você o ajudará a conhecer seus gostos musicais e evitar surpresas.
Penteado, véu, luvas e sapatos: escolha-os com muito cuidado, tente fazer várias provas. Depois de escolher as peças, encomende-as.
Reservas para convidados: faça uma nova comparação, porque os preços podem ter baixado. Desta vez, faça as reservas de passagens aéreas, carros e hotéis para seus convidados.
8 MESES ANTES DO CASAMENTO
Primeira prova: durante este mês, é importante pedir ao estilista para fazer a primeira prova do vestido de noiva. Não esqueça de levar os sapatos!
Alianças: comece a procurar seus modelos preferidos, inclusive na internet. Compare estilos, preços e depois prove suas opções favoritas. Lembre-se de que você e seu futuro marido usarão as alianças a vida toda.
Florista: discuta com o florista suas ideias para o casamento, como temas e estilos. Vá à reunião bem-informada. Faça uma pesquisa prévia na internet e veja revistas e fotografias de casamentos de suas amigas em busca de inspiração.
7 MESES ANTES DO CASAMENTO
Revisão final: reúna-se com o organizador do casamento e revise, passo a passo, os detalhes do casamento.
Padrinhos: discuta as roupas que irão usar. Você pode pedir uma determinada cor ou estilo.
Dama de honra: escolha o traje da menina ou menino que irá levar as alianças.
Convites: estabeleça o design, o texto, o tipo de letra e o papel para os convites e cartas de agradecimento. Escolha uma boa gráfica e encomende-os.
Hotel dos convidados: chegou a hora de negociar com o hotel escolhido e reservar um bloco ou andar para que todos os seus convidados fiquem juntos.
6 MESES ANTES DO CASAMENTO
Ordem da cerimônia: reúna-se com seu organizador de casamentos para revisar a ordem de todos os eventos e escolha um nome adequado para cada um deles. Desta forma, todos estarão na mesma sintonia.
Alianças: é hora de decidir, escolher e encomendar as alianças.
Acessórios: saia para comprar todos os acessórios e jóias para o grande dia.
Pétalas ou Arroz: para evitar surpresas, comece a pensar em algo divertido (mas que seja de seu agrado) para que os convidados joguem nos noivos depois da cerimônia. Podem ser pétalas de rosas, confete ou o clássico arroz. Avalie todas as opções e escolha a que mais de  adapta ao tema de seu casamento, e acima de tudo, que não estrague o vestido.
Convites: revise e aprove os convites de casamento junto à gráfica.
Lua de mel: você já discutiu com seu noivo os destinos, agora é o momento de procurar agências de viagens e consultar orçamentos. Esteja aberta para aceitar sugestões dos agentes de viagem. Escute-os, mas dê a última palavra.
5 MESES ANTES DO CASAMENTO
Cartões de mesa: organize-os, assim como os programas do casamento.
Lua de mel: escolha definitivamente o destino e comece a comparar os orçamentos.
Bolo: Visite várias confeitarias e agende degustações. Depois de escolher um bolo que seja do agrado dos noivos, encomende para entrega em dia, hora e data determinados.
Ensaio: agendar local, dia e horário para o jantar de ensaio, e a seleção do cardápio que será servido à noite.
Noite de Núpcias: escolha e reserve o hotel onde passarão a primeira noite como marido e mulher.
4 MESES ANTES DO CASAMENTO
Escrever os convites: decida se você mesma os escreverá ou se contratará um calígrafo para fazê-lo.
Votos Matrimoniais: sente-se com seu noivo e discuta se preferem usar votos tradicionais ou escrevê-los de próprio punho.
Roupa do noivo: acompanhe o noivo a lojas para provar vários estilos de ternos.
Acessórios do noivo: comprar ou alugar as abotoaduras, sapatos, meias e todos os acessórios do noivo.
Lua de mel: uma vez escolhido o destino e revisados todos os orçamentos, faça o depósito e garanta a reserva.
3 MESES ANTES DO CASAMENTO
Convites: Revise e aprove os convites, assim como os programas do casamento.
Almoço pós-casamento: reserve o restaurante para um almoço após o casamento. Lembre-se de convidar apenas amigos e familiares próximos, de quem vocês querem se despedir antes da lua de mel.
Despedida de Solteira: encontre suas amigas e planeje uma despedida, do local da festa até quem serão as convidadas.
Estilista: converse com seu cabeleireiro e discuta o estilo mais apropriado para seu casamento. Lembre-se de que ele deve combinar com o vestido de noiva
Presentes: revise suas listas de presentes e acrescente algum item que tenha esquecido ou que seja novidade no mercado.
2 MESES ANTES DO CASAMENTO
 Enviar os convites: compre os selos e coloque os convites no correio.
Prova final: faça a última prova do vestido de noiva. A partir deste momento, tente não engordar nem emagrecer. Agende local, dia e horário para a entrega.
Prova do noivo: acompanhe seu noivo na primeira prova de seu terno. Não esqueça de levar os acessórios.
Acordo pré-nupcial: se decidiram assinar um acordo, marquem uma reunião com seu advogado para discutir os pontos e cláusulas.
Transporte: se necessário, alugue ou faça os arranjos necessários para o transporte que levará os convidados da cerimônia até o local da recepção.
6 SEMANAS ANTES DO CASAMENTO
Câmera fotográfica: compre uma câmera nova, se necessário, e registre todos os momentos destas semanas finais. Serão inesquecíveis e você desejará recordá-los no futuro
Jantar de ensaio: envie os convites para o jantar de ensaio.
Confirme: a seleção musical para os músicos e o DJ.
Escolha: o cardápio do almoço para amigos e familiares após o casamento.
Compre: um presente bonito para seu futuro esposo.
Lembranças: peça a seu organizador de casamentos que a ajude a escolher lembranças com o tema da festa. Selecione e compre os que mais gosta e que sejam adequados ao casamento.
 Lua de mel: você já tem o destino e as reservas. Está na hora de pensar nas roupas para a lua de mel, além de acessórios e malas. Tire um dia para comprar todos os itens que ainda faltam.
Prova do penteado:  Agende com seu cabeleireiro um dia para fazer a prova do penteado e observe quanto tempo será necessário. Isso ajudará na organização do grande dia.
4 SEMANAS ANTES DO CASAMENTO
Confirme: a ordem dos arranjos florais e o horário de entrega.
Celebrante: discuta com ele todos os pontos do casamento.
Salão de Festas: determine um espaço para que os músicos e o DJ possam fazer um intervalo sem atrapalhar a festa.
Mesas: uma tarefa difícil, mas não impossível. Distribua seus convidados por famílias, amigos e colegas de trabalho. Tente organizar as mesas segundo as afinidades entre os convidados.
Cor do cabelo: se você usa tintura, faça o retoque uma semana antes da boda. Não deixe para fazer no último dia!
Maquilagem: faça um teste com um maquiador profissional que você conheça ou que lhe foi recomendado. Se gostar de seu trabalho, agende-o para o dia do casamento.
Foto e vídeo: Revise detalhes e horários. Assegure que o fotógrafo e o cinegrafista tenham os endereços corretos.
Acordo pré-nupcial: Reúnam-se com seu advogado para assinar o documento nesta semana.
Lua de mel: veja se todo o itinerário está em ordem com o agente de viagens. Confirme os horários das passagens de avião, endereços e telefones de hotéis e do local onde irão retirar o carro alugado. Confirme também o transporte para o aeroporto.
Certidão de casamento: Confira todos os documentos necessários.
3 SEMANAS ANTES DO CASAMENTO
Entregas: reúna-se com seu organizador de casamentos e revise os horários de todas as entregas. Bolo, flores, bufê, bebidas, etc. Repasse cada um dos serviços.
Telefone: para todos que não confirmaram presença. É possível que algum convite não tenha chegado ao destino, ou que um convidado tenha esquecido de ligar para confirmar. Reserva uma tarde para confirmar todos as pendências.
Manicure e pedicure: agende um horário no dia anterior ao casamento.
Animais de estimação e plantas: faça os arranjos necessários para que não falte nada para seus bichos e plantas durante a lua de mel.
Trabalho: o casal deve pedir orientação ao departamento de Recursos Humanos de seus respectivos empregos sobre os papéis que devem apresentar quando mudarem seu estado civil. Verifique como adicionar seu parceiro em seu convênio médico.
Crianças:  Se quiser que seus convidados aproveitem a recepção sem se preocupar com as crianças, contrate uma agência de babás e faça um depósito para reservar dia e horário.
1 SEMANA ANTES DO CASAMENTO
Lua de mel: Passe na agência de viagens e pegue todos os itinerários, reservas de carro, excursões e endereços de hotéis. Guarde tudo em sua bagagem de mão, junto com os passaportes.
Faça as malas: Os dias que antecedem o casamento serão repletos de emoções e tarefas de última hora, por isso, reserve um dia só para fazer as malas com seu noivo. Revisem os destinos que visitarão, as excursões reservadas e confiram o clima local nessa época do ano. Com todos estes dados, organizem rtfgvcas malas não só com roupas, mas também com chapéus, óculos, protetores solares, etc.
Cheques de viagem: providencie alguns para viajarem tranquilos. Hoje, também é possível carregar cartões de débito em dólares. Vocês também podem levar moeda local em espécie.
Mudança: Agende com transportadoras para enviar todas as suas coisas e as de seu noivo para a nova casa. Se possível, peça a um parente ou amigo para supervisionar as mudanças enquanto vocês aproveitam a lua de mel.
Cheques para os serviços: reúna-se com o organizador de casamentos e liste todos os cheques de serviços que serão entregues no dia do casamento. Organize-os em envelopes e entregue-os ao organizador de casamentos para que ele os distribua aos fornecedores.
Corte de cabelo: agende um horário para o noivo. Não deixe para o último dia!
DIA DO CASAMENTO
Tome: um bom café da manhã! Este não será apenas um dos dias mais importantes da sua vida, mas também um dia longo e repleto de emoções. Você precisa estar forte e concentrada, e nada melhor que começar o dia com um excelente desjejum.
Tempo: reserva um momento para cada coisa, o vestido, a maquiagem, o penteado. Tudo tem um processo e você deve vivê-lo com alegria, não com ansiedade.
Relaxe: e, sobretudo, aproveite. O grande dia finalmente chegou e tudo sairá às mil maravilhas. Sorria e não esqueça da palavra mais importante do dia: SIM, ACEITO!
DEPOIS DO CASAMENTO E DA LUA DE MEL
Conserve o bolo: peça a um parente para congelar o primeiro andar do bolo, para poder saboreá-lo com seu noivo no primeiro aniversário de casamento.
Cartões de agradecimento: envie os que estão prontos e escreva os restantes. Depois, envie todos juntos pelo correio.
Conserve: o vestido de noiva e o véu enviando ambos para uma tinturaria especializada na limpeza  e preservação de vestidos de noiva. Compre uma caixa bonita para guardá-lo quando o entregarem.
Mudança de sobrenome:  preencha e envie todos os formulários necessários para mudar seu sobrenome de solteira para o de casada em seus documentos: carta de habilitação, passaporte, conta bancária, cartões de crédito, etc.
Fotos e Vídeos: ligue para as empresas de foto e vídeo para ver o material.
Imprima: as melhores fotos da lua de mel e guarde em um álbum para compartilhar com seus amigos e familiares.
Porta-retratos: compre um bem bonito para a fotografia que melhor represente a lua de mel, e um mais elegante, de prata, para a melhor fotografia do casamento.
Seja feliz para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário